Desde 2007 promovendo Saúde e Bem Estar em Belo Horizonte ;-)

Fale Conosco: 31 3471-6899

Rua Presidente Roosevelt, 263A - Alípio de Melo - BH/MG Ver no mapa

Acupuntura

Milenar técnica chinesa, que, assim como a medicina tradicional, trata toda e qualquer patologia que o indivíduo venha a apresentar. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa “ agulha “ e “punctura” Significa puncionar.  A acupuntura se refere portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
Promove o tratamento através do equilíbrio e harmonização das energias do corpo. Utiliza-se de várias técnicas para esse fim, sendo mais conhecida a introdução de agulhas em pontos específicos do corpo. Quando tais pontos são estimulados pela acupuntura, ativam a produção de substâncias do próprio organismo como endorfina (analgésico), cortisol (antiinflamatório), serotonina (antidepressivo) que levam o organismo a se reorganizar e reagir a doença, recuperando-se dos sintomas e eliminando posteriormente a queixa inicial.

Indicações:

A acupuntura pode ser realizada por pessoas de todas as idades, inclusive bebês, nos quais agulhas não são utilizadas, mas outras técnicas como laser; não tendo portanto contra indicações.

A história da acupuntura

A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos. As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoísmo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang. Segundo o Taoísmo, tudo o que existe no Universo teria se originado de uma emanação inicial denominada TAO. Esta emanação teria formado tudo o que conhecemos, inclusive a VIDA, a partir de uma energia denominada KI (também denominada: chi, t’chi ou Tchi).
Para manter nosso estado de saúde física, mental e emocional esta Energia deve estar em Harmonia. Caso haja desequilíbrio no KI, há o surgimento das doenças.
Ao se manifestar na natureza, o TAO  manifesta a energia do KI como 2 forças opostas e complementares denominadas YIN E YANG. O sol é Yang, masculino, calor, fogo.claridade. A Lua é Yin, feminina, fria, escuridão, noite.
A acupuntura baseia-se no fluxo de Ki, ou energia vital, através de caminhos no corpo conhecidos como canais, ou meridianos. Doze meridianos regulares correspondem aos seis órgãos yin e aos seis órgãos yang – o meridiano do baço ao órgão baço, o meridiano do intestino grosso ao órgão intestino grosso, e assim por diante. Oito meridianos extras também são usados na terapia com acupuntura.
A desarmonia em um órgão geralmente se mostra em seu meridiano correspondente: uma pessoa que tem um ataque cardíaco também pode sentir dor e dormência que percorrem o braço até o mindinho, seguindo o caminho do meridiano do coração. Os acupunturistas apalpam um ponto diagnóstico no meridiano correspondente para avaliar a saúde do órgão relacionado. Em outros casos, os próprios meridianos são tratados.
Ela adota princípios do Taoísmo, que é um sistema filosófico chinês baseado na interação entre o Ser humano e o meio ambiente. Este sistema vem sendo utilizado por mais de 2000 anos.
A Medicina Tradicional Chinesa compreende que o Ser Humano é um microcosmo dentro do macrocosmo universal. Dessa forma, considera-se que os princípios que determinam o fluxo de energia através do universo são aplicáveis também ao sistema energético do Ser Humano.
Os chineses acreditam que o universo mantém-se num constante estado de equilíbrio dinâmico entre pólos de natureza oposta cuja essência é chamada de yin e yang. Para a conquista e a manutenção da saúde, é fundamental um correto equilíbrio entre as forças yin e yang no interior do microcosmo representando pelo organismo humano. Ao nascermos recebemos energia de nossos pais, Yin de nossa mãe e Yang de nosso pai, no útero a união dessas duas energias formam a nova vida. A essa energia doada por nossos pais damos o nome de Energia Ancestral. As energias Yin e Yang podem também ser adquiridas de outras formas, sendo denominadas de Energias Adquiridas. Essas forças Yin e Yang devem estar em harmonia garantindo assim a saúde e o bem-estar do ser humano.

Vista no sentido horário e considerando a parte branca como Yang e a parte escura como Yin, Ele resume o princípio fundamental da Medicina Chinesa, Tai Chi revela que as energias devem estar em constante MOVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO. Toda a Medicina Chinesa se apóia nesse conceito.

Acupuntura em Estética:

“A beleza nasce de dentro para fora”

Buscando o Equilíbrio do Corpo Físico e Psíquico, ela promove Bem Estar e Equilíbrio quando estamos com nosso organismo Harmonizado e Saudável!

Desde os tempos remotos que a história nos revela, as mulheres já se preocupavam com o tratamento de pele, cabelos e corpo, visando promover o rejuvenescimento, ou seja protelar rugas e adquirir maior elasticidade para a pele.
Na Índia, Egito, Japão, França, China e outros países se destacam na criação de produtos e perfumes, visando atender a essa necessidade.
Na china há séculos as imperatrizes, queixas e concubinas elegantes já preparavam receitas para fazer desaparecer rugas e tornar a pele mais jovial, cuidados com unhas e cabelo eram muito importantes.
No Chan Hai Ching, livro clássico dos Montes dos Mares, encontraram preparações para revitalizar a pele e fazer desaparecer rugas.
A interação entre as Energias Yin e Yang é que promove SAÚDE E BEM ESTAR.
Quando elas estão desarmonizadas temos o quadro de doenças, endócrinas, entre outras.

OBESIDADE é uma delas, quando as energias Yin estão em alta e Yang em baixa, ela se desenvolve.
Mas a obesidade é mais complexa dependendo de outros fatores também, entre eles a interação entre os 5 elementos.
O excesso de peso vem se tornando um grande problema para a humanidade.
Lembramos que a saúde vem de um estado de harmonia e equilíbrio.

CELULITE é considerada como acúmulo de energias perversas, que provocam a inflamação dos tecidos, ou seja, acúmulo de mucosidade interna. Ela pode ser provocada pelo agente externo como o /frio e a Umidade.