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Conheça os benefícios do Pilates para sua vida

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?

É um programa de exercícios que tem como objetivo a reabilitação ou a melhora do condicionamento físico através do aumento da flexibilidade, força muscular e alinhamento corporal.

É a alternativa ideal para quem busca um bom trabalho corporal, bem estar e qualidade de vida: de sedentários a atletas, gestantes, portadores de necessidades especiais, e de adolescentes a idosos.

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamentosão trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

O método é oferecido em diferentes modalidades que podem ser feitas individuais ou em grupo.

Pilates para crianças

O método Pilates está conquistando adeptos entre os pequenos. Os exercícios são aplicados de forma lúdica, com o objetivo de corrigir maus hábitos posturais e evitar os encurtamentos musculares. O Pilates introduz a disciplina, concentração e ajuda a extravassar a energia típica desta idade.

Além de aprender a manter uma postura correta, melhorar a flexiblidade e força muscular, as aulas  despertam desde cedo o prazer da atividade física assim como a importância do “se conhecer” e “se cuidar”; garantindo assim um crescimento mais saudável cuidando com o corpo quando esse ainda está em desenvolvimento, despertando sensações de bem estar e boa forma que se leva para o resto da vida.

Pilates para jovens

As aulas são voltadas para melhora do condicionamento físico e performance nos esportes. Desenvolvem grande consciência corporal que é fundamental em uma boa postura e melhor aproveitamento da energia do corpo nas diversas atividades. Garantindo a qualidade dos movimentos e bem-estar geral do aluno.

Pilates para terceira idade

Oferecemos um atendimento personalizado para idosos. Através de uma prática segura e um plano de exercícios de baixo impacto, o método Pilates para a terceira idade proporciona bem estar e uma saúde ativa, trazendo qualidade de vida e o resgate da independência e da auto estima.

O objetivo está voltado para a manutenção ou recuperação dos movimentos e posturas funcionais. Além da melhora do equilíbrio e coordenação motora, fundamentais nesta fase da vida. Melhorando dores, garantindo a disposição, o bem-estar e evitando quedas e distúrbios emocionais como desânimo, dificuldades de vida diária e depressão.

Pilates para Gestantes

É evidente a importância da atividade física para grávidas, as aulas preparam o corpo para o parto e o pós parto.

A gravidez é um período fascinante em que a forma e as necessidades do seu corpo mudam constantemente à medida que a gestação avança. E mesmo após o parto, a gestante continua em processo de mudanças. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os seus músculos e articulações, é fundamental adaptar a sua rotina de exercícios a toda essa mudança.

O Programa de Pilates para Gestantes da PHYSICAL é uma das atividades mais interessantes  e seguras para se praticar tanto antes como após o parto, pois o mesmo pode ser totalmente adaptado, dando prioridade aos objetivos da gestante e respeitando as mudanças biomecânicas, hormonais, fisiológicas e emocionais que ocorrem durante o período gestacional e pós-parto.

O pilates praticado durante a gestação pode proporcionar a melhora da postura e prevenção de dores ocasionadas pelas mudanças posturais e biomecânicas, fortalecimento do assoalho pélvico e dos músculos abdominais profundos, alongamento e fortalecimento de todo o corpo, melhora circulatória e melhora da consciência corporal. Todos esses benefícios contribuem para um parto mais tranquilo e uma recuperação mais rápida pós parto.

Alguns benefícios do Pilates no Pré-Natal:

Fortalece os órgãos internos

Elimina as toxinas

Dá maior mobilidade das articulações

Alivia o estresse

Fortifica e tonifica os músculos

Auxilia na correção postural

Aumenta a flexibilidade

Oferece sensação de relaxamento

Melhora a cordenação motora

Estimula a resistência física e mental

Reabilitação

O Pilates é também um tratamento, fisioterapeutas utilizam as técnicas para recuperar dores articulares e melhorar postura.

Inicialmente é feito uma avaliação fisioterapeutica, na qual serão colhidas informações sobre a história do aluno, são avaliados os desvios posturais, possíveis desequilíbrios musculares, patologias, riscos etc. Em seguida, o fisioterapeuta elabora um plano de aula para atendimento personalizado tanto para aulas individuais ou em grupo.

  • PERSONAL PILATES – Sessões individuais, onde você recebe atendimento personalizado.
  • PILATES EM GRUPOS – As aulas são administradas em pequenos grupos de 3 pessoas com um instrutor. Nestas aulas as necessidades individuais de cada aluno são respeitadas.

As aulas apresentam:

  • Exercícios suaves e eficazes;
  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Aulas únicas, evitando monotonia;
  • Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Construção de uma postura correta e natural;
  • Não há desgaste físico.

O método Pilates oferece um programa de exercícios que reequilibra o corpo, melhorando a postura, acabando com dores e desconfortos no corpo, além disso previne lesões e fortalece os músculos, dos mais fracos aos mais profundos, aumentando assim a disposição para o dia-a-dia. Dentre vários benefícios do Pilates, ressalta-se o bem estar físico e mental que traz a modalidade, buscando um corpo harmonioso que tenha uma melhor consciência corporal, respiração, postura, flexibilidade e coordenação.

Um corpo equilibrado traz consigo um maior poder de concentração, além de facilitar o relaxamento, melhorando o cotidiano de cada indivíduo.

Pilates é uma atividade física completa que busca não apenas a beleza do corpo, mas que, muito além disso, direciona-se ao desenvolvimento da consciência corporal, concentração, respiração, coordenação motora e equilíbrio obtidos através do uso adequado e consciente da biomecânica, e do controle motor. Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, ele vê que o corpo mudou e após 30 aulas, ele tem um novo corpo com mudanças percebidas por todos.

O Pilates tem sido muito utilizado na reabilitação das disfunções causadas por doenças como hérnias de disco, escolioses, dores na coluna vertebral, ombros, joelhos, tornozelos, pós cirúrgicos, artroses, doenças neurológicas, gestantes, idosos, ou seja, sempre que houver necessidade de reabilitar ou condicionar o corpo.

Quem pode praticar?

O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, que possuam ou não alguma patologia ou particularidades, pois os princípios e exercícios se adaptam e interagem com as características pessoais de cada um, exigindo e potencializando o seu melhor, claro, dentro dos seus limites. Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar três por aula.  Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.

Qual a freqüência ideal?

Por se tratar de uma atividade física, pode ser praticada de uma a cinco vezes por semana. As aulas podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos de no máximo 3 pessoas.

Benefícios do Pilates

  • Alívio de dores
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular
  • Alívio de tensões, estresse
  • Aumento da mobilidade das articulações
  • Bem estar físico e mental
  • Melhora do condicionamento físico
  • Definição muscular
  • Fortalecimento do assoalho pélvico e melhora das incontinências urinárias
  • Correção e controle postural
  • Cuidados com o corpo antes durante e após gravidez, evitando dores e flacidez
  • Melhora da coordenação motora e equilíbrio
  • Melhora da concentração
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas
  • Fortalecimento dos órgãos internos
  • Trabalha a respiração e condicionamento pulmonar
  • Promove relaxamento.

Curiosidade

Sabendo dos benefícios que o Pilates proporciona ao praticante, as futuras mamães estão procurando cada vez mais praticar o Pilates, pois, esta série de exercícios auxiliam seu Pré-Natal. Com a Prática do Pilates as mamães ganham fortalecimento da musculatura pelvica que ajuda no trabalho de parto, e também alinhamento da postura, diminuindo as dores lombares. Os exercícios também melhoram a respiração, a circulação e também ajuda na flexibilidade e o relaxamento para a gestante.

Alguns equipamentos utilizados

Bola: Melhora a postura, a saúde da coluna, a flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos.

Reformer: é um carrinho que corre sobre uma base de madeira com resistência de duas molas. A variedade de exercícios que podem ser feitos no aparelho permite que seja realizada uma aula completa.

Trapézio: nele são praticados os exercícios mais acrobáticos.

Chair: banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço.

Barril: o único aparelho que não é feito com molas e, por isso, é mais usado como acessório. Não consegue trabalhar todos os músculos.

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Conheça um pouco sobre a história do método Pilates