Desde 2007 promovendo Saúde e Bem Estar em Belo Horizonte ;-)

Fale Conosco: 31 3471-6899

Rua Presidente Roosevelt, 263A - Alípio de Melo - BH/MG Ver no mapa

Text area with Image Centered

AURICULOACUPUNTURA

O que é?

A acupuntura auricular é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da orelha. Podem ser utilizados neste processo agulhas, esferas, sementes, magnetos, cores, eletro estímulos, e outros.

Para que serve?

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura auricular seria uma forma de readquirir o equilíbrio. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, e vários outros tipos de problemas.

Posso usar outros tratamentos junto com a acupuntura auricular?

Sim, pode-se associar a acupuntura auricular a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios naturais, alopatias, psicoterapia, homeopatia, fitoterapia, florais, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura auricular, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

As agulhas podem permanecer na pele após a sessão?

Sim. Em alguns casos, deixa-se uma agulha pequena coberta com micropore no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante todo este tempo. A agulha semipermanente, como é chamada, pode ser molhada (você pode tomar banho normalmente), recomendando-se apenas que seja retirada ao primeiro sinal de incômodo.

Qual a freqüência do tratamento?

Usualmente a freqüência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento depende do tempo de existência doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Como exemplo, dores lombares de origem muscular com menos de seis meses de duração exigem, em média, cinco sessões até o seu controle.

Como a acupuntura auricular age?

A acupuntura auricular, através do estímulo dos pontos, mantém o equilíbrio energético do corpo, estimula a produção de substâncias que tem ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), onde o resultado final será a normalização das funções alteradas. A acupuntura auricular tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura auricular é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. Há similaridades entre os efeitos da acupuntura auricular e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.